Inicio   I   3 Fatores   I   Conferências   I   Salas de conferências   I   Biblioteca   I   Estudos    I   Links


Conhecimento de Si Mesmo - Conferência Nro 15

voltar atrás

Ego, Personalidade e Essência


Esta conferência tem como objetivo ensinar-nos a identificar a atividade de cada um destes três aspectos, para aprender a observar e distinguir cada um dos nossos atos. Quando se manifesta o ego, a consciência ou a personalidade.

Existem três tipos de atos:

1- Atos do Ego ou recorrência (por não estar em vigília), voltam a ocorrer com suas consequências.
2 - Acidentes (por estar dormidos). Provocam novas recorrências.
3 - Atos da Consciência (para o qual devemos estar despertos).

O que é o Ego?

Distintos nomes que recebe o Ego:

• Eus
• Defeitos
• Desejos
• Instintos
• Formas de ser de si mesmo
• Trevas interiores
• Injustiça
• Dor
• Recordações
• Equivocação
etc...
• Agregados psicológicos
• Erros
• Tentação
• Pecados
• Diabos
• Ignorância
• Sofrimento 
• Consciência enfrascada
• Memória
• Demônios Vermelhos de Seth
etc...

Alguns aspectos do Eu Psicológico:
Os Eus psicológicos nascem das impressões não transformadas em qualquer de nossas existências anteriores. Robustecem-se com o transcorrer dos séculos, manifestam-se pela falta de auto-observação ou vigília. O Eu psicológico é de natureza molecular. Pertence, pois, a quinta dimensão, pode apossar-se da nossa personalidade e através dela do nosso corpo físico. Cada Eu tem a sua própria personalidade.

Eus novos ou recém-criados:
Nesta existência temos criado muitíssimos eus que antes não tínhamos. Exemplos: eu do telefone, celular, telespectador, motorista (condutor), leitor, cineasta, cidadão, pornografia, DVD,  etc...

Há Eus psicológicos muito antigos:
Por exemplo: eu da preguiça, que é o pai de todos. Alguns detalhes da preguiça: eu ocioso, eu festeiro, eu me divirto, eu entediado, eu me degenero, eu desobediente, eu tenho antipatia, etc...

O Eu evolui
Existem os eus luxuriosos. É uma família muito extensa. Vejamos alguns: o eu fornicário, o eu adúltero, o eu que vai ao prostíbulo, o eu conquistador, o eu marturbador, o eu do sexo anal, o eu homossexual passivo, o eu homossexual ativo, o eu do bestialismo, o eu lesbiana, o eu do incesto, o eu celibatário, o eu que pratica sexo oral, etc... Estes eus aumentam o peso molecular em cada existência e sua força de manifestação torna-se cada vez maior se não se trabalha sobre eles.

Todos os Eus (defeitos) podem ser eliminados
Para eliminar um eu psicológico, é necessário estar em vigília para poder descobri-lo, logo observar o que faz, por que o faz, quando o faz, etc... Logo compreendê-lo e finalmente matá-lo pedindo a Mãe Divina que o elimine. Este procedimento se chama Morte Psicológica. Se NÃO trabalhamos sobre nós mesmos, os seus Eus (defeitos) morrerão na involução. O eu psicológico se apossa do corpo físico e nos faz que executemos o que ele gosta. O eu nos faz cometer muitos erros, esgota nossas energias e impede qualquer avanço para nosso Ser.

O Eu dá origem a Recorrência
Cada eu traz consigo as dívidas para pagar e receber, se não o trabalhamos e não o compreendemos, seguiremos repetindo a lição até que "apreendamos" tudo o que há de apreender.

O Eu é Desejo
Todos os nossos eus manifestam-se como desejo: desejo beber (bebida alcoólica), desejo dançar, desejo copular, desejo comer, desejo falar, desejo divertir-me, etc., etc.

 

O que é a personalidade?

A personalidade é um veículo energético, forma-se nos primeiros sete anos de vida e se robustece na existência. Nasce no tempo e morre no tempo, não existe futuro para a personalidade. Forma-se em cada existência para que os eus manifestem-se no corpo físico.
Com cada corpo físico se forma uma nova personalidade.
Cada personalidade esta formada por muitas frações, cada eu tem a sua.
A personalidade se forma com a imitação.
A personalidade nos fascina com o mundo.
A personalidade nos mantém hipnotizados.

Alguns elementos formadores da personalidade:

Nome
Educação
Lugar
Hábitos
Normas
Ofício

Sobrenome
Idade
Idioma
Costumes
Leis do país
Profissão

Sexo
Posição econômica e social
Conceitos
Modas
Temores
Títulos

Tipos de Personalidades
Existem dois tipos de personalidades:

 A Personalidade Passiva a serviço do Ser: é receptiva
 A Personalidade Ativa a serviço do eu: nos mantém identificados


O que é a Essência?

A Essência é o verdadeiro, o Real, o Imortal em cada um de nós, é o único que verdadeiramente vale a pena. O cem por cento da nossa Essência é imortal, porém encontra-se dividida em duas partes, uma que é livre e auto-consciente, com 3% de Consciência livre e desperta. E os demais 97% de Essência é inocente e condicionável, com o propósito que nós a liberemos e façamos a nossa própria criação, para poder extrair a sabedoria do mal. O 3% da Essência se manifesta nos primeiros anos da existência, porém quando chegamos aos sete anos, quando possuímos o uso da razão, se dorme, somente em alguns poucos casos voltará a escutar a voz da Consciência.

Vejamos um exemplo de ação: uma garota vai ao cinema com o seu namorado, a mãe dela diz que deve ter cuidado e que não se equivoque. A moça regressa a casa e diz para a mãe que ela tinha razão, que o namorado lhe havia proposto sexo, porém ela atuou “conscientemente”. Quando ele tinha feito a proposta, ela, "conscientemente" disse que não. Analisemos isto: o eu da luxúria diria que o fizesse. A personalidade é diferente, sabe que poderia ficar grávida, que lhe arruinaria a vida, que não tem garantias, etc. A Consciência não atuou em nenhum momento. A Consciência lhe diria: este não é meu cônjuge, este é um estranho que somente quer divertir-se. A esposa deste é fulana, etc...

Se refletirmos em qualquer de nossos atos, nos daremos conta de quais são os atores, que sobrou ou que faltou.
Este tema precede a observação de si mesmo, por isso devemos tornar-nos reflexivos e saber diferenciar em cada ato o ator.


voltar atrás

Inicio   I   3 Fatores   I   Conferências   I   Salas de conferências   I   Biblioteca   I   Estudos   I   Links

Resolução mínima 800x600 - Copyright © 2008 e-mail: conhecimentodesimesmo@gmail.com